18 de março de 2013

Contagem Regressiva - o que servir na recepção?

Bom Dia, tudo bem?
7 meses para o grande dia, já definiu buffet e local da cerimônia, agora é a vez de escolher o que servir aos seus convidados na recepção do casamento, vamos conferir algumas sugestões?


Escolher as comidas e bebidas da festa é uma tarefa que cabe única e exclusivamente aos noivos, pois, como em todo o preparativo, esse item deve ter a cara do casal. Não queira se endividar servindo mesas de comidas japonesas se vocês odeiam essa iguaria, apenas para agradar seus convidados.
Tenha em mente o gosto e o estilo da festa e o paladar dos donos da festa - vocês.

Escolhido o buffet é hora de experimentar os pratos oferecidos - a chamada "degustação".
Escolha um horário em que o casal possa ir junto e tenha em mente que você iram experimentar uma boa quantidade de comidas e bebidas, então nada de ir depois do almoço, o ideal é tomar um café da manhã um pouco mais tarde e não almoçar, assim você não estará com muita fome e nem satisfeita com uma possível refeição, pode não parecer mas essas duas formas atrapalham na hora da escolha do cardápio.

O horário do casamento também conta muito ao escolher o cardápio - almoços e cafés da tarde permitem servir comidas mais pesadas como churrasco e feijoada, já o horário noturno pede comidas mais leves como coquetéis, canapés e saladas.

Para as bebidas tenha em mente o seu orçamento e procure ficar ao máximo dentro dele. Caso queira ter bebidas extras mas sem gastar muito, opte pelos vinhos tintos e brancos e troque a champanhe pelo proseco, mais baratos porém de fácil aceitação.

Para ter uma ideia de quanto comprar de bebidas (geralmente os buffet's incluem em seu cardápio apenas as bebidas não alcoólicas, siga a tabela a seguir:

QUANTIDADE DE BEBIDAS PARA A FESTA DE CASAMENTO 

Whisky: uma caixa (12 unidades) para 100 pessoas
Proseco ou champanhe: uma garrafa para duas pessoas
Vinho tinto: uma garrafa para quatro pessoas
Vinho branco: uma garrafa para cinco pessoas
Vinho de sobremesa: uma garrafa para seis pessoas
Cerveja: uma garrafa long-neck ou 3 a 4 latas por pessoa

As diferentes formas de servir 

Existem várias formas de apresentar e servir a comida aos seus convidados. A seguir, algumas das modalidades mais populares e seus prós e contras - lembrado que cada uma deles variam conforme o lugar, o orçamento, o horário e o desejo dos noivos:

BRUNCH
mistura de café da manhã com o almoço, fica delicioso quando realizado num local ao ar livre. Pode ser servido a partir das onze horas da manhã e durante toda à tarde. 

Vantagem: o que mais caracteriza esse tipo de serviço é a simplificação - o que barateia consideravelmente os custos finais. Estão incluídos no cardápio café, chocolate, sucos de frutas, bebidas (como vinho, champanhe ou pró-seco) pães, queijos, frios, geleias, tortas salgadas, bolos e doces.
Desvantagem: se a festa for até de noite, a noiva terá que providenciar um outro tipo cardápio, por que um brunch não será suficiente. Do contrário, é sempre uma ótima opção.

À AMERICANA
também conhecido como bufê, também é bastante descontraído e informal. As pessoas comem em pé ou sentadas nos locais disponíveis no momento. Ao escolher o menu, evite carnes ou alimentos que precisem da ajuda de facas para serem cortados.

Vantagem: circula-se à vontade, o que deixa a festa mais alegre e animada. É perfeita quando não há espaço suficiente para acomodar todos os convidados nas mesas e o serviço está disponível durante todo o evento.
Desvantagem: não tem.


À FRANCESA
jantar sentado no qual o prato principal é oferecido em travessas para que o convidado se sirva. Já as entradas e as sobremesas são servidas no prato. É o serviço mais requintado. 

Vantagem: não existe melhor para quem prefere algo tradicional e sofisticado. É indicado para quem tem convidados mais formais.
Desvantagem: requer pessoal ainda mais especializado e experiente, pois ninguém se levanta da mesa durante a refeição. Muito solene, não combina tanto com o brasileiro que não tem paciência de ficar sentado até o final.


SERVIDO EM PRATOS
semelhante ao serviço à francesa. A diferença é que os pratos já vêm montados da cozinha para serem servidos pelos garçons. 
Vantagem: idem acima
Desvantagem: idem acima


BOLO COM CHAMPANHE: 
é um jeito simpático de comemorar o casamento e bastante comum hoje em dia. 

Vantagem: perfeita para quem tem um orçamento apertado, pois os custos são mínimos.
Desvantagem: muito simples, pode deixar a desejar para quem busca algo mais marcante.

Sugestões de Cardápio para cada época do ano 

São muitas as opções de comidas e bebidas, mas fique atento a época em que acontecerá o seu casamento, acho que uma sopa bem quente não combina com um casamento no verão, né?
Confirma algumas sugestões, e recepcione bem os seus convidados:

PRIMAVERA (22 de Setembro a 21 de Dezembro)
Essa época do ano pede comidas leves e gradáveis ao paladar.
Águas aromatizadas, queijos frescos, saladas de frutas e sorvetes são ótimas opções.
Frutas como pêssego, manga, melão, abacaxi, caju e jabuticaba, que são frutas que contém água e ajudam a hidratar e refrescar. Os vegetais leves e de poucas calorias também contribuem para aproveitar ainda mais a festa, como beterraba, cenoura, brócolis e berinjela. Quando falamos em carnes, o ideal são as magras grelhadas ou assadas.
Tortas e o famoso creme brulée são perfeitos.
E que tal inovar e servir flores comestíveis?



VERÃO (21 de Dezembro a 20 de Março)
Assim como na primavera, o verão pede cardápios frescos e de preferência frios.
Evite frituras e comidas pesadas, o que deixa aquela sensação desconfortável no estômago.
Para a sobremesa, o bom e velho sorvete acompanho de frutas ou do bolo do casamento, são perfeitos para fechar a festa com chave de ouro.
Um diferencial, que já está se tornando comum em casamentos no verão, sã os carrinho de sorvete ou geladinhos, já pensou deixar esses carinhos próximos a pista de dança ? Diversão na certa.



OUTONO (20 de Março a 20 de Junho)

O clima nessa estação começa a esfriar e o cuidado com a saúde dos convidados é essencial. Escolha alimentos ricos em vitaminas como abacate, caqui, laranja, repolho, rúcula, agrião, abóbora. Além do friozinho, o tempo fica mais seco, portanto, a ingestão de líquidos é fundamental, procure incluir no cardápio de bebidas ingredientes nutritivos para receitas de sucos e drinks deliciosos.



INVERNO (21 de Junho a 23 de setembro)
Abuse dos ingredientes e comidas quentes, os convidados ficarão muito mais confortáveis nessa estação de muito frio. As receitas podem ser menos leves, já que o corpo precisa de muito mais energia. Massas, sopas, carne vermelha, queijos, gengibre, pinhão, morango, chocolates e o delicioso fondue são opções bem saborosas. Para acompanhar, um bom e tradicional vinho ou chás com sabores diferentes.



Acho que deu para se inspirar né?
Depois volte e conte para gente o que você fez de mais gostoso no cardápio do seu casamento.
Bjinhuss e até mais !!

Veja Mais
Ideias para ousar no seu cardápio
50 comidinhas de verão
Cardápio oriental para seu casamento

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!