23 de agosto de 2013

Aii, os mini weddings !!!!

Bom Dia lindezas, tudo bem?

Lista gigante de convidados, quantidades exorbitantes de lembrancinhas, espaços para festa para mais de 500 pessoas?

Isso não pertence mais a essa realidade !!

O que vemos crescer por aí é o numero de casais adeptos dos casamentos menores e mais intimistas, para no máximo 80 pessoas.
São os chamados ...

Um casamento no salão do prédio - Foto: Ricardo Valarini

Mas será que vale a pena um casamento com esse formato?

Se liga nos prós e contras que encontrei por aí :

PRÓS

- Se você é super saudosista e quer trazer mais daquela sensação de família e aconchego, o mini wedding é a solução. Receber os familiares amigos mais íntimos em sua própria casa, trás um clima de infância e gostinho de "colo de mãe", mais perfeito, impossível.


- Gosta do estilo vintage? Decorar um mini casamento é mais fácil e economiza horrores. Usando os móveis da sua mãe e até da avó, porta retratos e objetos pessoais dos noivos,  você poderá compor cenários ricos que deixaram sua festa agradável e a cara do casal.

- Por ter uma lista mais reduzida, as lembrancinhas e mimos dos convidados poderão ser pensados de uma forma mais direta e até personalizada, assim como as bebidas e comidas a serem servidas, aqui o orçamento deve ser pensando para agradar a todos - aos convidados e ao bolso do casal.



- É super econômico o que possibilita ter aquele mesa de doces incríveis, que em um casamento com mais de 200 convidados não seria possível !!

- Poder falar e cumprimentar todos da sua festa é algo que só um mini wedding irá lhe proporcionar.

 - A probabilidade de você gastar menos do que um casamento convencional é alta, porque é tudo em menos quantidade;

 - Você pode investir em uma decoração mais sofisticada sem gastar tanto;


 - Se optar por realizar o casamento e a festa no mesmo ambiente, você não precisará se deslocar da igreja para a festa reduzindo o custo do aluguel do carro e se livrando de fazer uma decoração para igreja e outra para o buffet por exemplo.

 - Você pode abusar dos detalhes que em um casamento para 300 pessoas passaria despercebido.

 - Por ser mini, dá pra aderir o Faça Você mesmo em muita coisa o que reduz ainda mais o orçamento.

CONTRAS 

- Não pense que preparar um casamento menor te dará menos trabalho. Saber escolher os profissionais certos, independente da quantidade de convidados, é a receita certa para uma festa perfeita e sem dores de cabeça.

- Reduzir a lista de convidados pode parecer uma tarefa super difícil se você for super apegada as pessoas ou se incomodar do fato de não poder chamar aquela sua amiga do colégio. Converse bem e veja se não há possibilidades de arrependimentos futuros porque seu noivo não convidou a tia do interior.

- Nada de poder espalhar para os quatro cantos que você irá se casar, como as pessoas serão selecionadas, correrá o risco de aquela amiga da escola ver sua postagem em uma rede social e ficar chateada por não ter sito convidada.


Se você gostou e se empolgou para casar esse casamento, anote as dicas e se jogue:

- Como em toda preparação casamentícia, a primeira coisa a se fazer é a lista de convidados. Como aqui a quantidade de pessoas a serem convidadas é bem reduzida, pense em pessoas próximas da família dos noivos, amigos super próximos e pessoas que tem um convívio diários com o casal. Tá con dificuldade de selecionar? É só usar a tática da seguinte pergunta - será que depois do casamento essa pessoal continuará frequentando a minha casa ou teremos o mesmo contato de sempre? Fica mais fácil assim né ...

- Defina o local de acordo com o que pensam em fazer e com a personalidade de vocês. Se decidirem fazer na casa dos seus pais, procurem criar uma estrutura própria para festas com lugares para que todos possam se sentar, geradores e coberturas para possíveis mudanças climáticas. Existem também diversos restaurantes, bistrôs e espaços próprios para casamentos com poucos convidados.


- Os convites podem ser feitos por vocês, além de ter a cara do casal, é mais um item que terá a cara e a mão dos noivos.

- O que servir nesse tipo de festa? Procure unir o horário e local com o gosto pessoal do casal. Bolo, docinhos e o tradicional bem casado não podem faltar. Observe e procure por qualidade, já que a quantidade aqui será reduzida, invista nisso, os convidados agradecem.
Uma ótima sugestão para os mini wedding é o brunch - um café da manhã reforçado, com um toque de pratos do almoço. Os mini sanduíches, pães, queijos, saladas e quiches são uma ótima pedida.

- Para a decoração artigos e peças pessoais do casal fazem a diferença e resultam em fotos perfeitas.

- Em um casamento desse estilo o vestido da noiva deve acompanhar o cenário, então nada de vestidos armados e caldas gigantes, o ideal é escolher modelos de cortes retos, sem muito brilho, podendo escolher estre os longos ou os longuetes (que vão até o tornozelo). Para o tecido, a renda é a melhor opção.





-  Um casamento sem música não fica nada animado - caso encaixe no orçamento e no local escolhido para a festa, contrate um DJ para dar uma animada na hora de cair na pista, mas se preferir algo mais light , uma boa seleção de músicas ambientes pode contribuir para uma festa de sucesso.

- A foto e filmagem aqui é quase que obrigatória, portanto economizar nesse item está fora de cogitação. Procure por profissionais experientes, que já conhecem o ritmo de um casamento pequeno e invista. A vantagem aqui é contratar poucos profissionais, em relação a quantidade de convidados.

E olha que bacana esse check list para casamentos pequenos que a Patricia do Confabulando fez:



Legal né?
E vocês, pensam em se casar assim?
Bjinhuss e um ótimo final de semana !!


Referências: 
Colher de Chá Noivas
Comprando meu apê
Confabular

Veja Mais:
Decoração enxuta 
Casando no quintal

2 comentários :

  1. Que legal flor, no começo íamos fazer tudo bem íntimo, no máximo 100 pessoas... Mas depois vimos que não ia dar! Meu noivo nasceu e cresceu onde mora, até os cachorros da rua conhecem ele hahahaha não dava pra casar sem convidar o mínimo de pessoas conhecidas... Então optamos por uma cerimônia que pudéssemos chamar todos mesmo! E estamos aí... a 1 mês do nosso dia *-*

    Beeijos linda, adorei o post :)

    eladenoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho bacana!!Uma coisa mais intima!!

    ResponderExcluir

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!