Voltando ao nosso passeio ...

Éhh gente .. acho que cochilei demais né .. hehe
Para quem não tá entedendo nada .. leia isto aqui.

Vamos continuar então ?

Depois de descansar bemmm que tal conhecer um pouco da arquitetura de Sampa em uma tour pela cidade ...

O Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como MASP e um dos cartões postais da cidade possui uma paisagem fantástica em meio aos arranha céus da Av. Paulista.


Tombado pelo patrimônio Histórico e Artístico Nacional o MASP possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. O museu vem ampliando a sua coleção através de doações de pessoas físicas e de parcerias estabelecidas com empresas e instituições.
O edifício sede do museu, com 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos e com vão livre de 74 metros, é um ícone da cidade de São Paulo. Além de museu, o MASP é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores, entre outras tantas atividades realizadas durante todo o ano.
Fundado em 1947, o MASP foi idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano.

Linduu demais ... já passei várias vezes por lá e para quem gosta de exposições este é o lugar !!!


Indo mais em direção ao centro histórico de São Paulo, nos deparamos com um lugar que por si só já conta a maravilhosa história de São Paulo, um lugar onde tudo começou - O Pátio do Colégio .




Bem no centro da metrópole, o Pateo do Collegio sobrevive em meio aos arranhacéus, bancos e indústrias que abrigam a capital.
Com quase 450 anos de muita história pra contar, o Pateo é sede de diversos eventos, casamentos, além de abrigar o museu, a cripta de José de Anchieta, a igreja no local onde foi realizada a primeira missa da cidade, a biblioteca temática,e abriga ainda diversos projetos sociais, como o Centro Loyola, o projeto OCA e o projeto EMBU.
E mais uma dica para as noivinhas de plantão.
Já pensou realizar seu casamento no marco zero de São Paulo? O Pateo também oferece isso para vc?





A Igreja do Pateo do Collegio estará sempre de portas abertas para organizar e celebrar cerimônias de casamento em suas dependências.  Possui uma área para com capacidade para 260 convidados, além de um amplo altar e uma decoração única que torna o ambiente ainda mais especial numa cerimônia de casamento.
O espaço para festas conta com tudo o que um buffet de alta categoria oferece: amplo espaço livre, estacionamento exclusivo, além da comodidade de se localizar logo ao lado da Igreja, assim os convidados não precisam se preocupar com outra localização, e não corre o risco de se perderem.

Mais Chic, impossível !!!


E bem pertinho dali encontra-se outro lugar histórico e de valor inestimável - A Catedral da Sé.





  A catedral gótica projetada pelo professor da Escola Politécnica, Maximilian Hehl tem 111m de comprimento, 46m de largura e 65m de altura (exceto as torres). Foi construída para ser o espelho da fartura de nossos recursos materiais e uma escola de arte. 
 O início de sua construção se deu em 1912 pelo então Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva. Foi inaugurada em 1954 por Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta no aniversário do 4º centenário da cidade. O atraso foi conseqüência da falta de dinheiro e da ocorrência de duas Grandes Guerras que atrapalharam as importações dos materiais de construção. 
Restaurada em 2002  a Catedral realiza Missas todos os dias e atenção noivinhas !!! realizam casamentos também ...

Perfeito né !!!

E para fechar com chave de ouro nosso tour que tal conhecer o centro de artes e espetáculos que Sampa pode nos oferecer ??


Um Club , espaço teatral , espaço de lazer .. tudo em um só lugar !! Estou falando do Sesc Pompéia.



O  SESC Pompeia é um equipamento urbano que reúne teatros, quadras esportivas, piscina, áreas de lazer, lanchonete, restaurante, espaços de exposições, choperia, oficinas e internet livre, entre outros serviços. Esta unidade do SESC, localiza-se na Rua Clélia, 93 - Pompéia, Zona Oeste da cidade. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1977.

Existem vários sesc espalhados por toda a cidade , mas este é o que mais gosto.

Livros , Livros e Mais Livros ... e ainda podendo assistir peças teatrais de alto nivel pagando apenas uma taxa simbólica ou então na faixa. Este é o meu lugar preferido na cidade - O Centro Cultural São Paulo.


Concebido inicialmente para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, o Centro Cultural São Paulo acabou sofrendo, no decorrer de suas obras, uma série de adaptações para se transformar em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.
Inaugurado em 1982, oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo: a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas que ocupa uma área superior a 9 mil m².
Com quatro pavimentos e uma área de 46500 m², seu projeto arquitetônico se destaca pela maneira como se integra ao espaço urbano.

E como disse no começo do texto os arranha-céus da Av. Paulista são uma história a parte.


A Avenida Paulista é um dos endereços mais importantes de São Paulo. Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Devido à grande quantidade de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, como o tradicional Hospital Santa Catarina e instituições científicas, como o Instituto Pasteur, culturais, como o MASP e educacionais, como os tradicionais Colégio São Luís e a Escola Estadual Rodrigues Alves. Movimentam-se diariamente pela avenida Paulista milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela.

Para quem mora aqui as vezes essa grande Avenida passa desapercebido, pois com o corre-corre nem dá tempo de dar atenção aos detalhes .. mas vale a visita .. eu super recomendo.

Falando em peças teatrais e muuuuita cultura um local mais que especial e que diz tudo sobre a vida cultural e artística da cidade é o nosso ponto final do nosso passeio - O Teatro Municipal .



Theatro Municipal de São Paulo nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que nada queria dever aos grandes centros culturais do mundo naquele início de século.
Após aprovação na Câmara dos Vereadores, o projeto do secretário da Casa, Gomes Cardim, começou a tornar-se realidade.
O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, após oito anos de trabalho, o Theatro Municipal foi batizado pela ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, diante de uma multidão de 20 mil pessoas, que se acotovelava às suas portas. São Paulo se integrava, então, ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.
Uma estrutura de quase 900 pessoas, entre técnicos, artistas e funcionários que zelam pela casa.
Em 2011, o Theatro Municipal de São Paulo completa 100 anos.

E aii gostaram do nosso passeio ??

Bjinhuss e volto logo ...

fontes deste post:
http://www.pateodocollegio.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Paulista
http://pt.wikipedia.org/wiki/SESC_Pompeia
http://www.catedraldase.org.br/
http://www.centrocultural.sp.gov.br/
http://www.teatromunicipal.sp.gov.br/



Comentários