Serie Casamentos - Candomblé

E Káàárò (Bom Dia) noivinhas, casadinhas e afins de algo maior, tudo bem?

Quem viu aqui, acompanhou os casamentos e os rituais de diversas partes do mundo.
Essa semana, irei mostrar alguns dos casamentos e religiões realizados aqui no Brasil.
Se inspire e quem sabe algum desses não te inspire?




O Candomblé é uma das mais importantes religiões de influência africana presentes no Brasil. Trazida pelos escravos, a doutrina cultua deuses que possuem personalidades, habilidades e rituais distintos, chamados orixás. Tradicionalmente, cada tribo africana tem como base o culto a um orixá específico - e, no geral, diferente dos vizinhos.






Por aqui, a religião acabou se tornando uma mistura de tribos diferentes, e é possível identificar divisões variadas, com diferenças notadas nas divindades veneradas e seus respectivos ritos.
Por causa dessas características independentes, a cerimônia de casamento no Candomblé pode mudar muito de acordo com a região onde é realizada e conforme as divindades que acolhem a união. Em geral, ela é realizada em um terreiro e conduzida por um babalorixá, o sacerdote que tem ligação com o orixá do templo.

O casamento no Candomblé, é considerado um passo importante para a consolidação da família, e a escolha da esposa é um momento muito delicado, uma vez que a mulher é vista como ponto de harmonia, educação e formação cultural do povo.
Durante a cerimônia, a energia do orixá é invocada para contemplar os noivos e conceder à nova família todas as riquezas que o humano não tem capacidade de produzir, como "coisas boas", plenitude e felicidade. Os noivos vestem trajes brancos ou nas cores de seus deuses, e após receber a aprovação dos orixás, são ungidos com elementos naturais, como folhas e frutas.


Um Casamento em Trancoso abençoado pelos orixás

Para entender um pouco mais dessa religião, trouxe um casamento que mistura alguns aspectos do candomblé.
Chefe de Cozinha e dona do Restaurante Capim Santo, de São Paulo, Morena Leite se uniu a Caio Eduardo em 2008, em uma cerimônia com quase 500 convidados em Trancoso, na Bahia.
Ela resolveu fazer a cerimônia de seu casamento no Candomblé, cerimônia que foi presidida pelo Babalorixá Paulo de Oyá, cujo Terreiro de Candomblé fica no Embu das Artes.



Os atabaques de Candomblé embalaram a entrada de Morena e foram o ponto alto da cerimônia – de deixar qualquer paulista arrepiado.
Os noivos vão até à presença do Pai ou Mãe-de-Santo e este, misturando elementos naturais, consagra o casamento do casal. São soltas duas pombas brancas,  simbolizando a paz e a união.



Muito importante:  A cerimônia festeja a união energética dos elementos mineral, vegetal e animal com os elementos, terra, fogo água e ar, unificando o que é a mãe natureza. E o casamento no Candomblé é festejar essa grande união.



Os terreiros de candomblé já estão legalmente autorizados a efetivar o casamento na religião afro com efeito civil. O sonho de mulheres e homens iniciados na religião africana de se casarem segundo os trâmites da Justiça, de papel passado, já pode ser concretizado. 



Achei também um outro vídeo que mostra algumas imagens de um casamento tipicamente realizano no Candomblé. Acompanhe: 



Interessante né?
Eu nunca tive a oportunidade de ir a um casamento realizado nesta religião, mas tenho uma grande curiosidade de ir. Aceito convites !!! hehehe ...

Bjinhuss e Amanhã tem mais ...












Fontes:
Imagens e Textos 
Vídeo
Canal do You Tube - Mãe Marcia dOxum

Comentários

  1. Não sabia que existia casamento no candomblê, legal conhecer um pouco dessa cultura!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem interessante mesmo né?
    Não sabia que eles tinham um ritual.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é tudo de bom né ?!!!! tirou todas as minhas dúvidas! Parabéns pela dedicação.. esse blog é um prato cheio pra matar a fome da indecisão ahahahah Obrigada aos integrantes do mesmo ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii lindona, que bom que gostou, realmente a pesquisa é grande, mas eu faço com muito amor e carinho.
      Muito Obrigada pela atenção,
      Bjinhuss

      Excluir
  4. Muito bacana mesmo! :)
    Gostaria d saber como que funciona o casamento do candomblé com uma pessoa que não é da religião, tem problema?
    Também tenho a curiosidade de saber se o casamento pode ser feito na praia e com um vestido normal branco de noiva ou se eles tem o vestido específico ?
    Adorei o site muito boa as informações e o vídeo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii lindona, não sou especialista no assunto.
      Acesse esse link para ir direto a fonte.
      https://www.facebook.com/karessu
      Eles poderão tirar todas as suas dúvidas ..
      bjinhuss

      Excluir
  5. Eu sou apenas admiradora também, não fui iniciada no Candomblé! rs perguntas difíceis pra quem não sabe !! vamos ver se Aline tem essas respostas pra a gente ;)

    Acho que hoje em dia muita gente vai fantasiar o casamento.. daí vem o meu medo , eles fugirem do RITO ORIGINAL. :(

    ResponderExcluir
  6. Com fé em meu pai Oxóssi também me casarei no candomblé (:

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!