Serie Casamentos - Católico

Bom Dia, caros irmãos e irmãs, tudo na Paz de Cristo?

Hoje vamos falar do casamento mais tradicional e mais conhecido no Brasil ...


Eu casei nessa religião e me identifico muito com ela, seja talvez por ter sido criada no catolicismo, seja pela minha família inteira ser católica, porém confesso que ando um pouco distante das missas de domingo.
Bom, isso é outro assunto, vamos ao post de hoje né?


A igreja católica tem regras estritas sobre o matrimônio, que devem ser seguidas se você é praticante desta religião e deseja se casar por ela.
Geralmente as cerimônias são realizadas em igrejas, paróquias, capelas e basílicas ou, na maioria das vezes, em salões de festas, buffet’s e sítios, mas para isso, necessita da contratação prévia de um padre ou sacerdote para casamentos fora da igreja, o que pode encarecer o orçamento total. 


Para se casar no catolicismo o casal deverá seguir alguns requisitos básicos 
  • Ambos devem ser batizados.
  • Nenhum dos dois pode ter um matrimônio religioso anterior (salvo se este tenha sido anulado pela igreja). A igreja católica não permite um segundo casamento de pessoas que já tenham tido um matrimônio católico e se divorciaram em pouco tempo.
  • Os noivos devem realizar um curso pré-matrimonial, o qual consiste geralmente em palestras sobre o matrimônio cristão.

·         Se os noivos são de religiões diferentes e desejam se casar pelo rito católico, devem solicitar uma ficha específica para casamentos mistos ou os chamados ecumênicos.
A cerimônia em si dura em torno de meia hora a 40 minutos, e inclui salmos, leituras, orações, um sermão e, por fim, a troca de votos matrimoniais e das alianças. Os católicos podem escolher rezar uma missa completa, inclusive a comunhão. Esta situação é menos comum, e neste caso, a cerimônia dura aproximadamente uma hora.


Após a cerimônia os noivos se dirigem a recepção, que pode ser realizada no mesmo local ou em um buffet contratado. 


E como não poderia ser diferente, vou mostrar para vocês, em primeira mão, depois de quase 2 anos de casada, um vídeo com os melhores momentos do meu casamento, que foi totalmente realizado nos princípios do Catolicismo. 
Vamos ver? 



Gostaram? 
Eu nem preciso falar né? 
Não percam o capítulo de amanhã !!
Bjinhuss !!

Fonte
Vídeo






Comentários

  1. Chegou no meu!!! Sou católica e não consigo me imaginar não casando na minha paróquia e na igreja que conheci o noivo!!
    O casamento católico é um rito muito lindo, emocionante e é um compromisso pra vida toda!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Otimo post flor..
    Bom restim de semana!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline!!!

    A cerimônia Católica Apóstolica Romana, só pode ser celebrado no altar, não pode ser em espaços diferentes como salões, campos, dentre outros. Sou católica e freguento assiduamente e com certeza meu casamento será no altar na igreja dos Santos Cosme e Damião, em Salvador.

    ResponderExcluir
  4. As vezes podem até me achar doida, mas não tenho sonho de casar na igreja, mas adorei as diccas até da uma vontadisinha de casar na igreja, passa la no meu blog

    http://essencia-g.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o vídeo! Muito fofo! Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!