20 de agosto de 2012

Serie Casamentos - Indiano

Bom dia lindos, tudo bem?
Estou para fazer esse post a anos, mas acho que agora vai.
Preparei para essas duas semanas finais de agosto, um especial com casamentos de todas as religiões e regiões do mundo.
Deu um trabalho ... mas acho que tá legal ... kaka

E hoje vamos falar sobre :



A India é um pais que mistura culturas e raças diferentes e no casamento não poderia ser diferente. Essa celebração varia de acordo com a religião, região e com as diferentes castas – as divisões por classes e profissão. O homem e a mulher só poderam se casar se forem da mesma casta.
A origem das familias também é um ponto importantíssimo, o que origina diferentes tipos de casamento: “Punjabi” – os noivos são do estado de Punjab; “Rajasthani” para quem é do Rajastão; “South Indian” para as familias do sul da Índia e por aí vai.

Geralmente os casamentos indianos duram em média de 3 a sete dias.
Na noite anterior ao casamento, acontece o chamado “Sangeet”, uma cerimônia religiosa onde toda a tradição da religião das famílias é apresentada.  Ao entrar, as mulheres recebem uma pulseira de flores coloridas e uma cartela de bindhi (o terceiro olho) e os homens recebem um pano colorido para amarrar no punho.
Para esta cerimônia, a noiva é pintada de mehndi(henna) nas mãos, braços, pés e nos tornozelos. Acredita-se que quanto mais escura a mehndi ficar no dia seguinte, mais o marido ama a esposa.
Na recepção, o casal entra e faz a primeira dança, com uma musica lenta indiana ou até mesmo americana. Os familiares fazem discursos e depois a festa começa.
Durante a festa, a família e os amigos dos noivos fazem uma apresentação e depois um DJ indiano toca sucessos de famosos filmes de Bollywood e a tradicional Bhangra Dance.

Ao final da festa, são distribuidos doces típicos indianos para os convidados levarem para casa (isso lembra bem – casado?). Alguns casamentos mais requintados, disponibilizam as convidadas uma estante com pulseiras coloridas para que esta escolham a cor de acordo com o vestido que estão usando.  
(gostei dessa ...)
Depois do casamento, a esposa passa a morar na casa dos pais do noivo e antes de entrar na casa pela primeira vez, ela passa por um ritual, onde é derrubado um pote de arroz na posra principal para atrair sorte. 

OS RITUAIS 
Shilarohana (pisando em cima da pedra)
A noiva coloca o pé direito em cima de uma pedra (essa tem que ser estável). O noivo diz a noiva que ela deve ser tão firme quanto aquela pedra, para que possam, juntos, enfrentar os inimigos e as dificuldades da vida.
Nos tempos védicos, textos em sânscrito mencionam 16 adornos que uma mulher pode usar para se enfeitar. Bindi (adesivo que se coloca no espaço entre os olhos, significando a terceira visão), Colares, brincos, flores no cabelo, pulseiras, anéis, Braceletes ‚  cintos, tornozeleiras , kajal, henna (conforme crença popular, quanto mais escuro a henna ficar nas mãos da noiva, maior será o amor que o marido sentirá por ela durante a vida, e outra tradição é que a noiva só pode fazer afazeres domésticos em sua nova casa, quando toda a henna tiver saído de suas mãos e pés), perfume, pasta de sândalo, blusas enfeitadas, saias enfeitadas e os anéis nos pés. Alguns desses adornos só são usados por mulheres casadas. Como exemplo, os anéis nos pés (um em cada pé, no segundo dedo) que são o equivalente as alianças nos dedos das mulheres casadas no ocidente, porém devo ressaltar que nos dias de hoje algumas mulheres solteiras também usam os anéis de pé apenas como enfeite.
Outras quatro coisas que caracterizam a mulher casada são a marca vermelha feita com Kumkum (um pó vermelho feito com sândalo) no começo da divisão do cabelo da mulher, o qual significa boa sorte e que a alma do marido está com a esposa. E a segundo adorno é o Mangala Sutra, um colar que é posto na noiva pelo noivo e vai dar proteção a noiva durante todo o casamento. Esse colar simboliza também uma aliança de casamento, uma vez que a mulher casada indiana só vai tirar o Mangala Sutra no dia que o marido morrer.  Pulseiras vermelhas e brinco no nariz.



 As sete voltas em volta do fogo sagrado.
Primeiramente o fogo sagrado só pode ser aceso por um sacerdote treinado para invocar o Deus Shiva. As sete voltas devem ser dadas pelo noivo juntamente com a noiva, esse ritual sela o casamento, depois de dar as sete voltas não tem mais como se separar. Segundo a filosofia hindu quando duas pessoas dão as sete voltas juntas em torno do fogo sagrado, serão amigos por toda vida. No começo de cada volta que será dada, deverá ser dito uma promessa.
As sete promessas são:
1ª volta: Que a gente dê esse primeiro passo para nossa casa. Mantendo uma dieta pura e evitando coisas que possam nos ferir.
2ª volta: É para o desenvolvimento físico, mental e para invocar o  poder espiritual.
3ª volta: Para aumentar a riqueza por meios justos e apropriados.
4ª volta: Para adquirir conhecimento, felicidade e harmonia através do amor, respeito e lealdade mútuo.
5ª volta: Para que o casal seja abençoado com filhos fortes, virtuosos e heróicos.
6ª volta: Para que o noivo e a noiva vivam durante muitos anos.
7ª volta: Para que sejam verdadeiramente companheiros de uma vida intera.


ITENS E SEUS SIGNIFICADOS

Flores frescas: significam a beleza
Coco: Significa a fertilidade
Arroz, doces, grãos: A necessidade da comida para o sustento da vida humana
Ghee (Manteiga clarificada): Significa o alimento do fogo sagrado

Veja o vídeo de um casamento legítimo na Índia
(Clique para assistir pelo You Tube) 


Gostaram? 
E olha que tem muito mais vindo por aí. 
Comentem, compartilhem, divulgue !!
Já pensou em um casamento inspirado nesse? Perfeito !!
Bjinuss e amanhã tem mais ...

fontes: 


5 comentários :

  1. Dês de que acompanhei a novela Caminho das Índias me apaixonei pelos casamentos indianos,mas agora com o seu post e com esse vídeo,me ENCANTEI de verdade!!
    As noivas ficam um luxo só né?
    É de babar!!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Lembro qdo passou naquela novela e achei alguns rituais deles muito bonitos!!

    Adorei sua ideia!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Lineee
    Obrigada pela dicona lá no blog, mandei um e-mail para a Elaine... quem sabe ela me ajuda nem que seja pagando... rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa linda, quantas curiosidades.
    Adorei o post e fiquei curiosa para saber como serão os próximos.
    No casamento aqui no Brasil existem várias tradições, mas alguma é brasileira, ou toda foram tradições adotadas?

    Ah amanhã vou ir lá na loja ver meu vestido... ai que ansiedade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. que lindooo casamento...sou apaixonada por casamento indianos...

    bjuuu

    ResponderExcluir

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!