Serie Casamentos - Italiano

Buongiorno, come stai?

Um povo alegre, feliz e gosta muito de música, qualquer semelhança com os brasileiros não é mera
conhecidência . Vamos falar hoje de um típico e farto ... 





Esse é mais um casamento que você também poderá realizar, mesmo que não more na Itália, aliás - o meu casamento foi assim. Bom, igual ... igual ...não né, mas a festa foi pensada para ter essa magia italiana. Tenho alguns glóbulos sanguíneos italianos, e sempre quis um casamento assim... hehe  !!!!

Na Itália, as cerimônias de casamento geralmente acontecem de manhã, de preferência em um domingo. Como italiano é supersticioso, eles fogem da oportunidade de se casar ou mesmo viajar em lua de mel na sexta ou terça-feira. Isso dá azar!

As opções de casamento na Itália são infinitas. Podendo ser em um castelo nas montanhas da Toscana, passando por palácios e até vinhedos. 




 Tradicionalmente noivas e noivos vão para a capela, a pé. Em algumas aldeias, os moradores montam alguns obstáculos simbólicos pelo caminho, fazendo alusão a vida como casados.

A religião adotada pela maioria dos italianos é a Católica, portanto as cerimônias de casamento são bem parecidas com as realizadas em igrejas católicas daqui do Brasil.
Porém nada impede dos casais realizarem um ritual bem típico por lá, a cerimônia da luz ou das velas. 


Para celebrar a cerimônia da luz são necessárias duas velas pequenas ou mais finas que representam os noivos, e outra mais grossa que simboliza a nova vida em comum. No ritual, os noivos acendem as suas velas primeiras e, com estas, acendem ao mesmo tempo a vela maior (símbolo da união).
Podem existir algumas variações:
·                Acender as velas pequenas durante a cerimônia ou tê-las acendidas desde o começo do casamento.
·         Em vez de serem os noivos a acenderem as velas, podem ser o pai da noiva e a mãe do noivo a acendê-las, dando-as depois aos noivos.
·               Apagar as velas pequenas assim que se acenda a grande ou deixá-las acesas para dar a entender que, apesar de agora estarem em unidade, os noivos continuam a ser indivíduos independentes e com personalidade própria dentro dessa união.
·                A cerimônia pode realizar-se acompanhada de música ou da leitura de um poema ou texto.

Após a cerimônia de casamento, o casal quebra um copo ou vaso. O número de pedacinhos de vidro no chão representa a quantidade de anos que serão felizes no casamento.
Como a noiva italiana é sempre muito discreta, apesar de falarem alto e com as mãos, elas preferem maquiagem leve e vestidos mais simples.
Pode ser um vestido branco, não necessariamente de noiva e um véu, e a noiva está pronta.


Mas, existem as exceções né? Tipo, eu !!!
Seguindo a tradição, o noivo leva no bolso um pequeno objeto de ferro. Para quê? Para afastar os maus espíritos.

Mama mia, como esse povo come hein! Comemoração é com eles mesmos, e se você ainda não foi convidado para uma festa italiana, prepare-se , aqui a animação não tem hora para acabar.
Na festa não pode faltar um leitão assado ou cordeiro acompanhado de wanda - laços de massa frita mergulhada em açúcar em pó. Mulheres tomam um gole de vinho -  (Marsala), já os homens consomem uma versão muito mais forte -  a grappa.


A comida é considerada o item mais importante nas celebrações italianas: pães, vinhos, queijos, massas, carnes, frutas e tudo o que os noivos desejarem servir, ou seja, não tem esse negócio de comida para ver ... é para comer mesmo ... e muito !!!
Confetes de chocolate e amêndoas cobertas de açúcar representam o doce da vida e são servidos em forma de lembrancinhas. 

A música também não pode faltar. Elas são mais alegres e dançantes como a famosa tarantela.
Aliás, se você for convidado para ir a casamento italiano legítimo, se sentirá em um verdadeiro comercial de macarrão. Além da Tarantela e de outras musicas tradicionais italianas, as massas não poderão faltar !!!

Gostaram? 
Eu amei !!!
Me digam o que acharam ...
Bjinhuss e Ciao !!!


Fonte:
Texto
Fotos 
Vídeos



Comentários

  1. Tipo de casamento mais parecido com os nossos né?
    É lindo e as noivas são divinas!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Deve ser o casamento mais gostoso do mundo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lindinha adorei seu blog, depois faça-me uma visitinha!

    http://nandinhah-tinha.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Como moradora italiana, posso dizer que é bem assim mesmo!!!! =P Eita povo alegre!!
    Tem outra coisa, aqui é muito comum estar passeando pela cidade num domingo de manhã e ver um casal desfilando pelas ruas da cidade em carros abertos, tipo jeep! Eles passam e todos aplaudem e gritam "Auguri" (parabens)! e ficam dando algumas voltas!
    É realmente interessante!
    Os convidados, assim como a noiva, não gostam de exageros e se vestem mais informalmente!
    Amo esse país!!!!!!!!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog e gostaria de saber se tem alguma música especial para a entrada da noiva obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!