Serie Casamentos - Muçulmano

Assalamu alaikum, tudo bem? 

Hoje um casamento que se assemelha um pouco com o o indiano, mas as regras e tradições são mais fortes e presentes nos dias de hoje.

Enquanto o casamento indiano, que falei aqui, tem seus preceitos baseados na religião hindu, este casamento é totalmente enraizado na cultura islâmica.
Vamos conhecer um pouco mais de um ...


(Casamento Muçulmano) 


O Islamismo é uma religião que acredita no Alcorão, espécie de bíblia que contém apenas o antigo testamento dos católicos, como a palavra literal de Deus ou Alá, como os muçulmanos, os seguidores do islamismo, preferem chamar. Para os adeptos dessa religião, apenas o islã é o modo correto e universal de uma fé que foi passada pelos seus profetas, como Moisés, Abraão e Jesus.

Uma das práticas mais tradicionais do Islamismo é o casamento, sendo necessário para realizá-lo: duas testemunhas, o procurador da noiva ou seu responsável, o consentimento dos noivos e o acerto do dote, que é visto como um voto de sinceridade do noivo para a noiva. Entre os muçulmanos é sempre a família do noivo que procura a família da noiva, normalmente ela é escolhida pela sua classe social e poder econômico


Durante uma cerimônia islâmica são recitados versículos do Alcorão, todos eles proferidos pelo Sheik que coordena o evento. As palavras desse tipo de sacerdote são de principalmente incentivo, importância e o benefício de um casamento, tanto para o homem quanto para a mulher. Após os versos do Sheikh, o pai entrega a filha ao noivo, proferindo a seguinte frase: “Caso-te com minha filha, de acordo com os preceitos do Alcorão e da tradição do Mensageiro de Allah”, e em seguida o futuro marido responde: “Aceito e estou de acordo com o dote combinado”.

Diferente da tradição católica, o noivo não precisa, necessariamente, entregar uma aliança para a noiva, ele pode oferecer uma jóia ou algum objeto de valor, algo que varia de acordo com a cultura de cada povo, lembrando que o islamismo está presente em vários países. Outra diferença do casamento islâmico para o católico é a não necessidade trajes brancos por parte da noiva, o uso de músicas, danças e cores extravagantes. É preciso lembrar que os presentes trocados entre as famílias, tanto do noivo quanto da noiva, são feitos antes e depois da cerimônia.


Após a cerimônia deve-se oferecer um banquete (walimah) aos convidados com qualquer tipo de comida. É de a boa educação aceitar o convite para o "walimah".  Se a festa de casamento for separada, é permitido com que as mulheres se reúnam para cantar e dançar juntas.

CURIOSIDADES 

  • O Islamismo é a única grande religião mundial que surgiu após o nascimento de Jesus Cristo.
  • A decapitação é a pena oficial decretada por Maomé e ainda aplicada a qualquer muçulmano que se converta a outra religião.
  • Na cultura islâmica é ilegal beijar um desconhecido. 
  • Nas cidades árabes de Jeda e Riad existem duas estradas: uma para os muçulmanos e outra para os “infiéis”. Se um muçulmano estiver acompanhado por um “infiel”, é pedido a eles que usem a estrada para infiéis.
  • Caso a mulher tenha duas testemunhas do adultério do marido, ela pode pedir ao xeique a anulação do casamento.
  • Normalmente, o casamento muçulmano é feito na residência ou num salão de festas, sendo realizado pelo chefe da mesquita. Os muçulmanos podem, eventualmente, casar-se na mesquita, mas as festas são proibidas.
  • Iraque e na Síria são os únicos países que ainda não é permitido o uso da internet. 

E claro, mais um vídeo de um legítimo casamento islâmico: 



Gostaram? 

Saiba mais acessando esse arquivo em áudio sobre o Casamento na Cultura Islâmica, clique aqui

Eu reconheço que fiquei meio perdida sobre as diferenças entre o casamento indiano e o muçulmano.
Como fiz pesquisas por cima do assunto, não sou nenhuma especialista. 
Caso tenha alguém que entenda, por favor, comente aqui em baixo se há alguma coisa errada ou que queria acrescentar algo. 
Se contar alguma informação errada, esta será atualizada imediatamente. 

Amanhã tem mais !!

Assalamu alaikum (Que a paz esteja com vocês) 

Fontes:



Comentários

  1. Oi, amiga! Estou acompanhando td a série de casamento viu, só estou sem tempo pra comentar!
    Mas tô adorando, mta coisa nova, diferente né rs
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Tb me deixou dúvidas, achei as roupas bem parecidas...masss tb não sei te dizer nada do assunto, hehehe

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal poder conhecer outra cultura! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Tem muitas semelhanças mesmo entre os dois..Mas são mto interessantes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Linda, adorei o post.
    Mas tá ai um lugar que eu acho que não sobreviviria...rsss, eles são muito presos a tradições antigas, e lvam isto muito a sério, decapitar alguém por trair uma fé no país... meu Deus...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este é um casamento perfeito que todo mundo merecia ter hoje em dia,mais muita agente não intende.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!