Serie Casamentos - Russo

добрый день (Boa Tarde) ... demorei mas cheguei com mais um casamentos diferente.



Uma das mais interessantes e originais são as tradições do casamento russo. Segundo a tradição russa, a melhor época do ano para um casamento é sempre no outono, pois esse é o momento em que a colheita é feita em preparação para um longo inverno.
Atualmente os casamentos na Rússia recorrem aos rituais de casamento da Rússia antiga, mas agora eles são um pouco diferentes, pois adquiriram os retoques da modernidade. Os casamentos russos geralmente duram dois dias, mas muitas vezes o segundo dia do casamento dura somente a metade do dia. Em algumas regiões a festa pode chegar a duas semanas de comemoração.
Na primeira manhã do dia do casamento a noiva e o noivo recebem a bênção de seus pais separadamente cada um na sua casa. Além disso, é o noivo que deve cuidar da retirada do buquê da noiva, pois dará de presente ao fim do “resgate”. Hoje em dia a noiva somente escolhe ou dá orientação para seu noivo sobre o buquê que deseja receber.

Com alguns dias de antecedência o noivo faz a encomenda e no dia do casamento somente resta ir buscar ele pronto. Antes que o noivo começa sua viagem para a casa da noiva para buscá-la, os convidados decoram os carros e as madrinhas se preparam para o ritual de “resgate da noiva” ("выкуп невесты").




Antigamente, o noivo e seus amigos deveriam demonstrar para os pais e parentes da noiva que ele merece se casar com ela demonstrando sua força, inteligência e pagando um determinado valor de resgate. Mas hoje em dia o resgate da noiva se tornou uma brincadeira, onde o dinheiro muitas vezes desempenha um papel simbólico ou pode ser substituído pelas balas e bombons ou pelas garrafas de champanhe ou vodca.

Durante este resgate o noivo e seus amigos devem cumprir algumas tarefas ou pagar algum mico. Se eles não conseguem cumprir alguma determinada tarefa, são obrigados a pagar o dinheiro ou bombons, etc. Estas tarefas podem ser as mais variadas dependendo do gosto das amigas da noiva e da região onde acontece o casamento.
Os exemplos destas tarefas são: estourar balões com os nomes femininos até encontrar um com nome da noiva, ver uma lista de números e saber dizer o que cada um destes números significa na vida da noiva, dizer uma determinada quantidade de palavras carinhosas para cada passo que vai fazer até a porta da casa ou apartamento dela, etc.

Assim, passo-á-passo o noivo se aproxima do quarto onde está sua noiva. Muitas vezes, o último desafio é achar os sapatos da noiva escondidos em caixas fechadas (normalmente são 3 pares: sapato de homem, chinelo e o sapato de casamento). Cada tentativa errada termina com algum mico adicional até achar o sapato certo.
Depois o noivo entrega o buquê e calça a noiva. Como a resposta de aceitação a noiva fixa uma flor natural (ou artificial) na parte superior do terno do noivo. Após desta primeira etapa segue o primeiro brinde ao futuro casamento e os convidados descem aos carros para ir ao palácio de registro de casamentos. Às vezes, o noivo e a noiva seguem em carros separados, ele vai no primeiro carro e ela no segundo, depois os convidados.



É considerado um mau sinal se durante o caminho o carro do noivo passa no sinal e o carro da noiva pára ou se algum carro de terceiros se enfia entre os dois. Portanto, agora os noivos preferem ir junto no mesmo carro. Se as finanças permitem, normalmente alugam um carro tipo limusine.
Quando chegam ao palácio de casamentos, ou o cartório de registros como nós conhecemos,  o casal é instruído sobre a rotina da cerimônia de registro civil do casamento. Ao som da marcha de Mendelssohn as portas da sala se abrem e os noivos entram juntos segurando um na mão de outro e são acompanhados pelos convidados.
Iniciam-se leituras e explicações sobre a importância do casamento e o restante do ato é bem parecido com os casamentos civis brasileiros.


Após isso será disponibilizado um certo período de tempo para que o casal recebe os parabéns. Alguns palácios permitem que os convidados brindem com champanhe e comam bombons, em outros, somente os noivos tem o direito de brindar durante a cerimônia. Ao sair do palácio o noivo pega a esposa no colo e os convidados jogam arroz ou outros grãos, pétalas de flores, e pequenas moedas, que, pela tradição servem como desejos de riqueza e amor para esta nova família.

Após registrar o casamento no civil alguns casais vão para igreja para consagrar seu casamento perante o Deus. Mas a maioria de casais ainda continua fazendo somente o registro no civil, sem fazer casamento religioso e os outros deixam esta cerimônia para depois (alguns demoram anos, outros nunca fazem).
Tendo ou não casamento religioso, após finalizar os rituais do casamento, o casal costuma fazer pequeno passeio pela cidade e tirar as fotos ao ar aberto usando as roupas de casamento. A quantidade de pessoas que acompanham pode variar em cada caso particular. Normalmente os recém-casados acompanhados de padrinhos e fotógrafo visitam os locais considerados os cartões postais da cidade. Os demais convidados se dirigem ao local da festa (algum salão de festas, restaurante ou ao ar aberto).



Terminando o passeio os recém-casados chegam também. Os pais recebem os dois com um pote de sal enfeitado. O marido e mulher devem dividir um pedaço de pão e colocar no pote de sal e depois cada um coloca na boca do outro. O simbolismo deste ato é hospitalidade e boas vindas para o novo membro da família (antigamente a esposa vinha morar na casa da família do seu esposo).

Depois disso tudo mundo entra para a sala de banquete. Normalmente costumam fazer a mesa em formato de “U” para que todos os convidados fiquem todos juntos na mesa com os recém-casados, mas nem sempre isto é possível.

As festas costumam ter uma pessoa chamada de “tamadá” que cuidará da diversão dos convidados e conduzirá o evento. Esta pessoa pode ser um amigo ou algum parente ou até mesmo uma pessoa contratada (é a nossa cerimonialista aqui no Brasil). Esta pessoa vai ler os versos bonitos ou engraçados sobre a importância da vida de casados e vai fazer as brincadeiras com os convidados e os recém-casados.
Durante todo o banquete os convidados começam gritar a palavra “Горько (lê-se Gorko)  o que quer dizer “amargo” e reclamar que o ar da festa é amargo ou comida e bebida possuem gosto amargo. Isto é uma tradição que quer dizer que os recém-casados devem se beijar para adocicar tudo.
Depois de algum tempo os recém-casados são convidados para a primeira dança como marido e mulher. Após desta dança, todos os convidados podem entregar seus presentes e dar parabéns e em seguida são chamados para dançar.

Até o final da festa as danças e as brincadeiras seguem intercaladas. As duas brincadeiras mais comuns são: o roubo do sapato da noiva e roubo da própria noiva. No instante que o marido se distrai um dos convidados rouba a noiva ou sapato dela e esconde. Depois pede ao noivo pagar o resgate em dinheiro ou pagando algum mico.
O mico mais comum para resgatar o sapato é beber vodca do próprio sapato, mas como muitas pessoas acham nem um pouco saudável, então um copo com vodca é colocado dentro do sapato. Quem paga este mico é o padrinho do noivo.
Ao final do primeiro dia os convidados coordenados pela “tamadá” fazem alguma coisa especial na despedida com os recém-casados até o próximo dia (se tiver).
No dia seguinte as pessoas se encontram mais ou menos no horário de almoço, fazem mais algumas brincadeiras e parabenizam os recém-casados pelo primeiro dia de vida como marido e mulher.
TRADIÇÕES
•  Antes de o noivo pegar a noiva, ele passa por um “quiz” de perguntas no lugar onde a noiva está e só pode avançar quando acertá-las. Esse “quiz” geralmente é feito pelas amigas da noiva.
• Depois do “quiz” vão para a cerimônia, que é o primeiro dia de comemoração e, no segundo dia, eles ficam em casa para receber os amigos e familiares. Depois eles têm uma Lua-de-mel.
• É uma tradição o noivo passar por 7 pontes (sete, porque é considerado o número da felicidade) carregando a noiva no colo e também, em uma ponte, gravarem os nomes do casal em um cadeado e prenderem em um dos pilares, para “selarem” o amor.
• Depois da Lua de Mel, a primeira casa que eles visitam é a dos pais do noivo. Lá, terá um pão, o qual eles devem comer sem o uso das mãos. Quem tirar o pedaço maior será o “chefe” da relação. Depois de comerem o pão, eles abrem uma garrafa de champanhe e tomam tudo. Após tomarem, eles devem atirar a garrafa no chão. Caso a garrafa não se quebre, é um mau presságio ao casamento.
• Também é uma tradição o noivo presentear a noiva com uma bota e enchê-la de vinho, o qual ela deve tomar na bota mesmo.
• Há uma brincadeira do tipo “esconde-esconde”. Os amigos do noivo escondem a noiva em qualquer lugar (nem sempre tão próximo) e o noivo deve achá-la.
Gostaram?
Esse casamento tem algumas coisas que se assemelham com o Brasil, né?
E super rico em tradições. Eu adorei !!

Bjinhuss e ... amanhã tem mais !!!



Créditos 




Textos 

Vídeos
Fotos 

Comentários

  1. Bem interessante, achei super legal a parte de resgatar a noiva, hehhee

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito rico em detalhes e tradições!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. nosssaaa..quanta curiosidades hein...bem diferente mais adorei...

    bjuuu

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Devido a uma mensagem de vírus Maware em meu blog, mudei o endereço...
    Por favor me linka
    nesse agora...
    http://criselaerte.blogspot.com.br/

    Beijs

    ResponderExcluir
  5. Pra mim foi o mais interessante até agora e eu nem imaginava que os russos se casavam de forma diferente rsrsrsrs. Adorei o resgate da noiva!!! Bjs me faça uma visitinha, adoro seu blog.
    http://soleruy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoriei este super cheio de tradições e muitas brincadeiras, deve ser um casamento bem animado né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ah, como meu noivo é todo "sem graça" se no meu casamento me esconderem, é bem capaz dele ir embora...rsss

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!