17 de dezembro de 2012

Contagem Regressiva 10 meses - Decoração Clássica

Bom Tarde gentemm, tudo bem?
Última semana aqui do blog antes das minhas merecidas férias né !!
Vamos então falar da decoração ...


Como o tempo tá curto e ainda tem as festas de final de ano para dar mais uma atrasada básica nas postagens, vou falar de alguns tipos de decorações mais comuns em casamentos, mesclando imagens de decoração de igreja e recepção, tudo bem?

São flores, tecidos, velas, folhagens, milhares de cores e muitas noivas perdidas com tantas opções.
Muitas recorrem a especialistas no assunto para deixar seu grande dia lindo de viver, são os chamados - Decoradores. Mas como escolher esses profissionais?

Como toda noiva fica ansiosa na hora de deixar o momento mais importante de sua vida nas mãos de outra pessoa e muitas até tem dificuldade de delegar certas funções, achei esse guia básico com algumas dicas de como escolher esse profissional da decoração.
Anote tudo:

Pesquisar - o começo de tudo 
Procure no maravilhoso mundo da web por referências de profissionais com certo tempo no mercado e de depoimentos verdadeiros de antigos clientes dessas empresas.
Quanto mais informações você tiver da empresa, melhor ... evitará possíveis dores de cabeça no futuro.
Cheque informações como o tempo de experiência que essa empresa possui, se há reclamações em sites como o Reclame Aqui e no Procon e pergunte para amigos e conhecidos sobre as atividades da empresa em questão.

Relação Custo Beneficio 
Você escolheu a empresa e ela parece perfeita mas o valor está alto demais. Compare orçamentos de várias empresas em relação com os serviços e o tipo de material que elas possuem (móveis, aparelhos de jantar, cadeiras, toalhas, etc...).
Veja se o serviço prestado vale o investimento.

Empatia 
A reunião com a decoradora foi perfeita, ela te passou tudo nos minímimos detalhes e você sentiu como se estivesse com a sua melhor amiga, ótimo!! A empatia ou o famoso "fui com a cara dela" é um bom começo, mas lembre-se não é tudo.

Combinação perfeita 
Se possível, procure contratar a mesma empresa para cuidar tanto da decoração da igreja quanto da recepção. Assim a decoração será harmoniosa em ambos os locais do evento e você evita possíveis complicações com dois fornecedores diferentes para um mesmo serviço.

Achei também algumas perguntinhas que irão te ajudar na escolha desse fornecedor:

- Procure saber, antes de tudo, o estilo do decorador (a).
Se ele é minimalista, tradicional, moderno,  contemporâneo...
Se ele (a) é flexível ou irá impor o estilo dele (a) ?

- Vocês estão em sintonia quanto ao estilo dos móveis, da decoração dos ambientes e das flores escolhidas?

- O decorador/florista estará envolvido em  outras festas no mesmo dia do seu casamento?
(assim você saberá qual a disponibilidade dele e da equipe no dia da sua cerimônia e recepção).

- Peça para indicar os dias que estará decorando outros casamentos, para que você possa conhecer melhor seus outros trabalhos.

- Quanto tempo antes sua equipe costuma chegar ao local do evento para montagem da  decoração?

- No dia do seu casamento quantas pessoas da equipe estarão envolvidas na montagem e arrumação da decoração?  Como será a desmontagem depois da festa, para que você não pague multa por um dia extra, por ter passado da hora de desmontagem marcada pelo buffet.

- O responsável pelos arranjos e montagem, que conversou com você durante todo o processo de maturação da decoração estará presente no dia?

- Como serão transportadas as flores? Em caminhões refrigerados?
É importante, pois assim as flores não sofrem com o calor, abafadas no transporte, podendo chegar, murchas, sofridas e feias, como se fossem já reutilizadas de outro casamento do dia anterior, para o seu casamento.Um transporte refrigerado é algo diferenciado! Pergunte!

- O decorador deve fazer uma dia de prova para que você aprove as amostras de centros de mesa, dos arranjos maiores, da arrumação da mesa com as louças escolhidas, com o porta guardanapos,  etc...
Enfim, do que você escolheu, para que tudo fique acertado,  aprovado e documentado  entre vocês. Fotografe!
E se você tiver uma assessora, ela deverá estar junto!

Estas são questões importantes para se avaliar a disponibilidade, o comprometimento e a organização do
profissional, enfim -  da empresa de decoração, contratada para o dia tão especial da sua vida!

Uma ajuda e tanto né?

Próxima fase ... a escolha da decoração.

Você já passou por todo esse processo e já está com o contrato de sua empresa de decoração fechado, agora o objetivo é escolher as cores, as texturas, se tem véu ou tecido, tons claros, médios .... NOSSA !!

Muita coisa né? Calma que você chega lá ...

Antes das fotos da decoração de hoje, mais algumas dicas para você escolher a SUA decoração:

Defina o estilo
Clássico, Rústico, Moderno, Luxo ... existem uma variedade imensa de opções, cabe aqui você saber qual a melhor opção que seja a cara do casal. Pergunte ao noivo qual estilo ele mais gosta, nessa hora a internet e revistas de noivas ajuda e muito.

Data da Festa
Nessa altura do campeonato a data já está marcada né minha gente, então veja que estação que ela cairá e procure por cores e elementos que tenha a ver com o clima do grande dia e foque neles. Se você é de São Paulo e sabe que muitas vezes o Verão aqui pode ser frio para caramba, se baseie em previsões para a época escolhida e tenha em mente que imprevistos podem acontecer. Se não estiver muito segura disso, procure tons neutros.
Quer casar em um local aberto mas não sabe se vai chover no dia? Tenha em mãos uma empresa de coberturas e toldos, melhor prevenir do que deixar tudo molhado né.

Cores e mais ... cores !!
Primeiro pense em uma cor que você goste, pergunte ao seu noivo qual a favorita dele ... se for cores muitos difíceis de serem combinadas, procure um meio termo entre elas. Uma dica legal e definir uma cor mais forte da paleta de cores e mais duas ou três mais claras que podem ser combinadas com essa cor base já definida, assim a montagem da paleta de sua decoração será mais fácil de ser visualizada.

Espaço do evento 
Analise o espaço que será decorado e tome muito cuidado para que a decoração não deixe o ambiente muito carregado.
Para ambientes pequenos e fechados use com cuidado e em poucas quantidades, decorações aereas, assim o espaço terrestre fica livre para a passagem dos convidados.
Já para uma área grande e ao ar livre abuse de flores, pedestais, velas, folhagens e muitas flores. Mas calma, mesmo com muito espaço para decorar você pode pecar pelo excesso e deixar sua festa com informações demais e quem deve aparecer mais é o casal e não a decoração.

Personalize já 
Artigos diferentes e pessoais dos noivos também podem entrar na decoração da festa - elementos que lembrem a
história do casal deixará o clima mais intimista e com um quê de vintage.



E que venha 2013
Florais com cores vibrantes e muitos itens de decoração que reflitam a cara do casal será a cara da decoração 2013.
A sustentabilidade virá com força também, aposte em embalagens recicláveis, potes de vidro com velas e muito "faça você mesmo" a ordem aqui é deixar tudo lindo sem precisar gastar uma fortuna.



Anotou tudo?
Agora com vocês, algumas idéias da decoração de hoje ...

DECORAÇÃO CLÁSSICA 

     A decoração de casamento clássica é destinada principalmente a casamentos noturnos, de preferência em ambientes mais sofisticados, como sedes de clubes ou salões de festa requintados. Esta decoração de casamentos é adotada principalmente por famílias tradicionais, já que possui um alto nível de requinte e formalidade. Em geral as mesas são ricamente adornadas, combinando com o ambiente amplo, que completa a decoração.
O uso de muitas velas, castiçais, arranjos altos e muitas flores são os mais comuns. 


    Para que a decoração de casamento clássica fique impecável, em geral se utilizam grandes mesas para os convidados, ricamente adornadas, nas quais serão dispostos os arranjos florais, pratos, talheres e candelabros, caso você decida usá-los.  Este tipo de decoração de casamentos usa em geral arranjos de flores brancas, como tulipas ou copos de leite, que aumentam a impressão de requinte do ambiente.










E para paleta de cores, claras em contrastes com as mais escuras ... o céu é o limite !!
Algumas sugestões para vocês ...





Totalmente sem fôlego de tão lindas né?
Amanhã tem mais decoração, não perca !!
Bjinhuss ...

Veja Mais: 
Tendências de decoração 2013
Dicas para acertar na decoração
Para inspirar - Clássico e Colorido

3 comentários :

  1. Olá Aline, ótima dicas de como contratar uma decoradora, não tinha pensado no transporte das flores, muito importante esse detalhe, sou nova neste mundo dos blogs, já estou ti seguindo, me segue lá tbm...http://vamoscasarem2014.blogspot.com/, bjus

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas!
    É tanta coisa que a gente nem sabe por onde começar...
    Obrigada pela visitinha lá no blog! Que bom que gostou das lembrancinhas, hoje eu postei fotos delas prontinhas =D
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, post excelente!!!
    Amo decor clássica, acho linda!!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!